segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Receita blusa tecido tricô em crochê

Hoje venho compartilhar a receita da blusa em tecido tricô que fiz em crochê.
A receita original tem uma parte (a das alças e a parte de cima da blusa), que é feita em tricô, mas como não é minha especialidade, faço em crochê.
A receita original e os gráficos podem ser encontrados neste link: http://www.circulo.com.br/pt/receitas/moda-feminina-adulto/regata-animal

Usei tecido tricô (na estampa que preferir), linha Cléa duplo, agulha de crochê 3,00mm, zíper de 30cm, linha para costura.

Primeiro, para o meu tamanho (P), cortei 17 tiras com 26 furos (ao invés de 30 como diz na receita), mais 4 tiras com 78 furos.
A montagem, costura, os arcos em crochê e a junção das partes 1 e 2 com a 3 e 4 são iguais aos da receita original, no entanto uma nota: a parte 3 juntada com o 4 é a parte superior da blusa e a parte 1 juntada com a 2 é a parte inferior, para caso de dúvida.
Depois trabalhando com as tiras maiores, faz-se 1 ponto baixo no primeiro furo, 4 correntes, 1 ponto baixo no furo, 4 correntes... até o final, e termina com 1 ponto baixo no último furo.

Agora para juntar a tira maior com a parte superior da blusa, trabalhei da seguinte forma:
No primeiro arco de correntes fiz 2 pontos baixos já juntando com os pontos altos da blusa, sendo eles um para cada um dos dois primeiros pontos altos (do arco que faz em toda a blusa com os 5 pontos altos + 1 corrente);
No segundo arco de correntes, fiz 2 pontos baixos já juntando com o terceiro ponto alto do arco - este é um aumento - 2 pontos baixos no mesmo ponto alto;
No terceiro arco repeti o que fiz no primeiro, 2 pontos baixos sendo eles um para cada um dos dois últimos pontos altos (do arco de pontos altos).
Repete até o final.

Chegando no final, faz-se uma corrente para virar/subir. Trabalhar 4 carreiras de pontos baixos, não esquecendo da corrente para subir no final da carreira.
Terão 156 pontos baixos no total.
Com marcadores ou alfinetes de segurança, marcar o 39° e o 40° ponto (podem ser juntos), fazer  isso com os dois lados. Assim estaremos marcando a metade da blusa.
Marcar também o 17° ponto, pula 8 pontos, marca o próximo, pula 28 pontos e marca o próximo, pula 8 pontos e marca o próximo. Fazer o outro lado da mesma maneira.

Alças:
Na parte da frente, nos 8 pontos que foram pulados, fazer 1 ponto baixo em cada ponto + 1 corrente pra virar/subir. Fazer isso por 70 carreiras e juntar com ponto baixíssimo em cada um dos 8 pontos que foram deixados por primeiro. Fazer da mesma forma a outra alça.

Ziper
Antes de costurar o zíper, queimar as bordinhas do tecido (pode ser com uma vela mesmo, passando somente perto do tecido, não precisa encostar) para tirar alguns possíveis fiosinhos que possam ter ficado da hora de cortar em tiras que podem desfiar depois. Só é bom ter cuidado para não pegar no fio da costura (que pode ser de algodão ou poliéster) e pode acabar queimando/levantando uma chama pequena, mas que se não cuidar pode queimar parte do tecido ou até mesmo desfazer parte da costura de uma tira com outra.
Depois de feito isso, costurar fazendo uma bainha na lateral (nos 2 lados), e então depois de tudo isso pronto, costurar o zíper.

*A parte do zíper pode ser feita antes das alças, é opcional.

* Caso ache que fica um "espaço" em cima do zíper, pode ser aplicado um botão e ser feito 5 ou 6 correntes (dependendo do tamanho do botão) no outro lado e juntado com ponto baixíssimo um pouco mais a baixo.

Importante: É bom medir antes de cortar as tiras para ver quantos furos precisarão.
Para cada furo da blusa contei x 3 para o babado superior. (Relembrando: cortei 17 tiras com 26 furos, então para o babado fiz 26 x 3 = 78 furos para as tiras maiores)
Qualquer dúvida me perguntem! Vou tentar ajudar!

Estou fazendo mais uma - de oncinha! Amanhã venho aqui mostrar pra vocês!

Quem ainda não estiver participando do sorteio de uma blusa feita com tecido tricô + kit surpresa ainda pode participar: http://amorporamigurumis.blogspot.com.br/2013/01/sorteio.html Essa eu fiz com 30 furos de base.

4 comentários:

  1. Mensagem:
    Decida permanecer feliz e vc e sua alegria formarão um exército invencível contra as dificuldades.
    Bom feriado.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela mensagem Toninha! Adorei! Muito obrigada! beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita Mãe! =) Volte sempre!

    ResponderExcluir