domingo, 28 de outubro de 2012

Aprenda a calcular gastos e colocar valor nos seus produtos

Para quem quiser acessar este site para conhecer mais, fique a vontade. Copiei o texto como forma de não perder o link e para compartilhar com vocês, já que é uma informação preciosa. Encontrei outros sites falando de como calcular, no entanto este eu achei mais simples e direto.

(...)
"Infelizmente, aqui no Brasil, muito se observa a desvalorização do trabalho artesanal, tanto pelos consumidores ávidos por preços cada vez mais baixos, quanto pelos vendedores que na hora da formação de seus preços, acabam por baratear demais seus produtos, devido a enorme concorrência.
Mas isso precisa mudar, pois sabemos que o artesanato é algo exclusivo, raro, que demanda grande tempo e dedicação por parte do artesão, ao contrário do que ocorre com os produtos industrializados que são feitos em grande escala, não possuindo a mesma beleza de um produto feito à mão.
Assim, a valorização deve partir primeiro do artesão através da formação de preço, já que é a pessoa mais indicada para definir o quanto foi trabalhoso e custoso para se fazer aquela determinada peça, devendo também deixar de lado a tentação em baixar demais o preço, em decorrência dos outros artesãos que não são conscientes com relação ao valor de seu trabalho.
O que acontece quando um artesão desvaloriza o seu trabalho é um terrível ciclo vicioso, em que o outro artesão que vende peças parecidas também desvaloriza para competir nas vendas e nisso, os consumidores também acabam por pechinchar mais e mais por acreditarem que aquele produto possui pouco valor.
Então, é preciso calcular corretamente as despesas, mão de obra, tempo gasto, lucro pretendido, entre outros elementos para se chegar a um preço justo. E pode ter certeza que os motivos pelos quais farão um consumidor comprar a sua peça serão a beleza, a qualidade e o talento despendido.
Vamos valorizar o trabalho artesanal, as nossas horas de sono perdidas, o tempo gasto com a mão na massa! Sejamos todos artesãos verdadeiramente profissionais!
E é nesse sentido, para auxiliar aos artesãos que têm dúvidas com relação a como colocar preço em seu trabalho e tomando por base uma pesquisa feita através da Internet que deixareremos duas sugestões:
Opção 1: É bem simples essa fórmula, mas pode o preço final ficar um pouco fora do mercado, mas serve para ter uma idéia – Despesas gerais (com material, mão de obra, transporte…) multiplicado por 3 para venda no varejo e multiplicado por 2 ou 2,5 para o atacado.
Se for utilizar vendedor externo, pode-se acrescentar 20% do valor que é a média paga pelos artesãos como comissão.
Ex: Despesas gerais = R$ 7,00 x 3 = 21 + 20%(R$ 4,20) = R$ 25,20
Opção 2: É mais detalhada e por isso dá uma melhor formação de preço – Primeiro, somar as despesas com material do produto, depois pegar o valor e adicionar o custo da mão de obra (o custo da mão de obra deve ser calculado levando em consideração as horas trabalhadas), não esquecer de estipular e adicionar o custo fixo (esse custo fixo eu chamo de luz, embalagem, etiqueta, estacionamento ou ônibus, entre outros que você pode dar um valor fixo para adicionar sempre),acrescentar o lucro pretendido (quanto você pretende ganhar com a venda para sua remuneração e para compra de futuros materiais) e o valor
final encontrado será o valor de venda. Se for utilizar vendedor externo, pode-se acrescentars 20% do valor que é a média paga pelos artesãos como comissão.
Ex: Despesas com material (R$ 5,00) + mão de obra (* 2horas = R$4,70) + custo fixo (R$ 2,00) + lucro (R$ 10,00) = R$ 21,70 + 20% (comissão de R$ 4,34) = R$ 26,04
*Foi tomado como base o salário mínimo para calcular a hora."

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

3º Sorteio em parceria com a Círculo!!!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

É com enorme prazer que venho trazer o terceiro sorteio em parceria com a Círculo! Bem, este não será bem um sorteio, será uma brincadeira valendo já para o natal.
Tenho aqui comigo uma latinha (daquelas de extrato de tomate) com balas, vocês terão até o dia 30 de novembro de 2012 para comentarem aqui, junto com os dados que se pede abaixo, quantas balas vocês acham que deve ter na latinha. Elas já estão contadas e tem o número marcado dentro da latinha. 
Esta é a latinha:
 Esta é a bala:

Quem acertar o número de balas que tem na latinha ou o número mais próximo, ganhará além da latinha com as balas uma bolsa com produtos Círculo e caso o blog atinja os 2.000 (dois mil) seguidores, a sortuda ganhará um prêmio extra (surpresa). Caso tenha mais de uma pessoa que acerte ou chegue perto do número, valerá a que enviou a resposta por primeiro. Mas ATENÇÃO: pode tanto ter 1 bala dentro, como pode ter meia latinha ou a latinha cheia!


Itens que compõe o kit da bolsa:
    1 bolsa Maxi Mouline
    2 meadas de Maxi Mouline
    2 pedaços de tedido para patchwork
    1 Cléa 125m
    1 Cléa 1.000m
    1 Anne
    1 revista Barroco
    1 lã Loucura
    1 Barroco
    1 lã Amore Baby
    1 agulha de crochê 3,00mm


Para participar:
1. Ser seguidor(a) do meu blog;
2.Ter endereço de entrega no Brasil;
3. Divulguem bastante!!! Não precisa pôr o link de divulgação no comentário, divulgando já está ótimo.

Comentar neste post com os seguintes dados (Copiem e colem):

Nome completo:
Nome de seguidor(a):
e-mail:
Resposta de quantas balas tem na latinha:

Serão aceitas inscrições até o dia 30/11/12. O resultado sai dia 01/12/12.
Será aceito um comentário por pessoa.
Farei uma lista de divulgação com número, nome dos participantes e o palpite que deu, e divulgarei a lista no dia 01/12/12, junto com o resultado.
A pessoa terá 48h para entrar em contato, caso contrário será escolhida a próxima pessoa (que acertou por segundo ou a primeira que chegou mais perto do resultado).



Boa sorte a todos(as)!




quarta-feira, 24 de outubro de 2012

segunda-feira, 22 de outubro de 2012